sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

TURMA DA FEBECA

De volta ao Blog, depois de anos de ausência, somente para postar alguns trabalhos meus. Desta vez não serão textos, mas trabalhos relacionados a histórias em quadrinhos criadas por mim e ilustrações diversas (ou nem tão diversas assim).

Vou começar com minha criação mais recente, que é a Turma da Febeca, criada em 2006 e que foi, até agora (jan 2014), o meu projeto mais bem sucedido.

Abaixo replicarei o texto de apresentação da Turma da Febeca que está na minha página do Facebook e a seguir as tirinhas, fotos da exposição durante a 5º Felit (com o cartunista Ziraldo e a escritora Marina Colasanti visitando a exposição), artistas que apoiam o projeto e outros materiais da turminha.

"Um dia tive uma idéia e resolvi criar uma história em quadrinhos, com uma turma diferente de todas que conhecemos. São várias personagens, onde as meninas são o destaque, mas estão sempre acompanhadas pelos meninos em suas “aventuras”. Bom, até aí nada de diferente, né? A diferença está no fato de que todos os personagens principais são deficientes ou tem alguma patologia. Nasce assim “A Turma da Febeca”, uma espécie mistura de turma da Luluzinha com X-Man (só que ao invés de superpoderes mutantes, suas diferenças são por causa das deficiências), e que mostra com humor toda coragem, personalidade e habilidades dessa turminha superpoderosa! Outra característica fundamental é o fato de evitar focar, sempre, o tema das histórias nas deficiências das personagens, afinal na vida real as pessoas não vivem somente suas deficiências... Elas namoram, saem para se divertir, estudam etc. Com o tempo a importância de se dar espaço a outras vozes que sofrem com preconceitos se tornou vital e a turminha cresceu. Hoje a Turma da Febeca conta com personagens de características polêmicas para os padrões atuais, mas que não podem nem devem ser ignorados. O direito a igualdade é de todos, então encontraremos na Turma da Febeca personagens homossexuais, ateus, religiosos, orfãos etc. Assim, como no mundo real, teremos contato com a diversidade, refletiremos e discutiremos sobre os mais diversos assuntos, todos de relevância para uma sociedade mais justa. Neste álbum, alguns desenhos da turminha, quadrinhos, alguns artistas que apóiam o projeto e também a homenagem a duas amigas muito importantes (Fernanda Sene e Janynha Estrela, respectivamente), que eram colaboradoras do projeto e que agora brilham no céu."

































Um comentário:

Gaby Wanderley disse...

Lindo trabalho ... sou sua fã e sempre serei bjsssss !